Perguntas frequentes
1Não consegui a cobertura de um tratamento muito caro, pois estava previsto em meu contrato a não cobertura de tratamentos desta natureza, mesmo assim posso exigir algo?
Não só pode como deve, os planos de saúde tem como regra negarem tratamentos mais onerosos, para que forneçam apenas os que forem obrigados por procedimentos específicos, exija sua Saúde por Direito.
2Não tenho dinheiro para custear o meu tratamento, mas também não posso pagar um advogado para conseguir na justiça meu direito, o que fazer?
Esse é exatamente o pensamento que os planos desSaúde querem que você tenha, infelizmente nos deparamos com diversas situações onde famílias acabam tendo despesas muito maiores do que teriam com honorários, se desdobram através de vendas de rifas, ajuda de familiares e acabam tendo uma despesa enorme para custearem tratamentos incompletos, prejudicando consideravelmente sua saúde
3Já ouvi que em caso de perda da ação posso ser condenado a devolver o dinheiro que o plano destinou a meu tratamento, é verdade?
Os planos de saúde possuem equipes de advogados instruídos a captar e acumular o máximo de dinheiro, com isso querem a todo custo descaracterizar a sua necessidade de qualquer tratamento. É muito importante que você procure profissionais qualificados na área da saúde, para que não seja vitima de procedimentos calculados que seu plano usa para não fornecer o que você tem direito. Procure profissionais que antecipem esses padrões, que procuram a manutenção de seu direito e não apenas a concessão do mesmo, exija sua Saúde por Direito com profissionais que se importam com sua saúde.
4Não possuo plano de saúde, posso exigir do Estado meu tratamento?
Com certeza, é dever do Estado nos fornecer saúde por direito, acontece que devido ao colapso da saúde em nosso país, as pessoas tem buscado proteção em empresas privadas contratando planos de saúde para terem um atendimento de mais qualidade. Apesar de ser mais demorado, devido aos tramites judiciais contra a Fazenda Pública, temos um acervo enorme garantindo tratamentos fornecidos de forma integral pelo Estado através do SUS.
5 Preciso de um cuidador, e meu plano de saúde não pode me fornecer, o que posso fazer?
O termo cuidador foi generalizado pelos planos de saúde para descaracterizar tratamentos domiciliares. Cuidador é considerado um profissional informal, podendo ser substituídos por um familiar do doente. Os planos de saúde não podem ser condenados a contratar um ente da família do acamado para fornecer qualquer tratamento. Por isso a importância de um laudo médico onde ateste a necessidade de um Técnico/Auxiliar de enfermagem, profissional qualificado em funções especificas, e não um mero cuidador.
6 Meu plano pode diminuir meus benefícios, já que entrei na justiça contra ele?
Não, isso é um mito, causaria ao plano de saúde diversas ilegalidades, tendo que arcar com indenizações desnecessárias. Infelizmente muitos planos de saúde têm como regra fornecer apenas tratamentos que forem obrigados de forma judicial. Por isso devemos sempre exigir nossa saúde por direito, não podemos sucumbir aos mitos e justificativas de empresas que apenas se interessam em lucrar.
Entre em contato

Ao entrar em contato você receberá o conteúdo exclusivo que separamos com estudo de caso sobre o assunto Saúde por Direito.