Saúde Caixa deve fornecer tratamento para autismo fora do rol da ANS.

Magistrada considerou que cabe ao profissional que acompanha a paciente determinar a melhor abordagem terapêutica para o caso.

O plano Saúde Caixa deverá fornecer imediato tratamento e por tempo indeterminado a criança de três anos portadora de autismo. Apesar de não constar no rol da ANS, a juíza de Direito Ana Carolina Morozowski, da 3ª vara Federal de Curitiba, ressaltou que a urgência está caracterizada diante da necessidade imediata de início de tratamento para possibilitar o maior desenvolvimento possível à criança.


 
 

Assista ao vídeo em que o Dr. Rubens Bergamini explica o tema.


A genitora alegou que a filha de três anos é portadora de autismo e necessita de rigoroso tratamento médico consistente em terapias contínuas. O plano de saúde, porém, negou ao argumento que o tratamento não estava inserido no rol da ANS, nem no Saúde Caixa.

 

Ao analisar o caso, a magistrada ressaltou que cabe ao profissional que acompanha a paciente determinar a melhor abordagem terapêutica para o caso, não devendo o plano de saúde limitar o número de sessões ou inviabilizar a aplicação dos métodos de terapia ABA ou DENVER.

 

Para a julgadora, a urgência está caracterizada diante da necessidade imediata de início de tratamento para possibilitar o maior desenvolvimento possível para a criança e a demora no início das terapias pode ensejar perdas irreparáveis no desenvolvimento.

 

Assim, deferiu a tutela de urgência para determinar o fornecimento imediato e por tempo indeterminado, do tratamento integral, prescrito à criança, por meio do plano de Saúde Caixa na periodicidade e quantidade adequadas ao tratamento.

O advogado Rubens Amaral Bergamini, do escritório Rubens Amaral Bergamini Sociedade de Advogados, atua na causa.

 

Processo:  5037982-28.2021.4.04.7000


Rubens Amaral Bergamini


Advogado referência em casos relacionados à saúde, com sua expertise já atuou em mais de 1.000 processos obtendo grandes êxitos nos mais diversos casos de fornecimento de medicamentos de alto custo, tratamentos integrais para Autismo, Déficit de Atenção, Síndrome de Down entre outros, Home Care, Realização de Cirurgias Bariátrica, Cardiológicas Raras, Oncológicas, entre outras. Tem como foco o tratamento humanitário, digno e objetivo em todos os seus atendimentos.

A SAÚDE POR DIREITO é muito mais que um escritório de advocacia! Somos um conceito de inovação no mercado jurídico e atuamos em todas as regiões do Brasil.

 

Inovação, porque saímos daquela atuação engessada e tradicional da velha advocacia e migramos para uma atuação prática, ligeira e com excelentes resultados para nossos clientes. Nosso quadro de advogados é composto por profissionais altamente treinados e prontos para lidar com qualquer tipo de demanda relacionada a casos relacionados à saúde.

 

Para mais informações sobre o escritório clique aqui